Eclipse Solar nesse Sábado 30

Eclipse Solar nesse Sábado 30

O primeiro eclipse solar de 2022 acontece neste sábado, 30. Será um eclipse solar parcial, quando a lua passa por apenas uma parte do sol, sem transformar o dia em noite. De acordo com informações da Nasa, cerca de 65% do disco solar será apagado pela Lua no pico do fenômeno.

Porém, poucas pessoas no planeta poderão assistir com os próprios olhos, visto que, será visível somente na América do Sul e de forma mais clara no Chile, Argentina, Uruguai, oeste do Paraguai, sudoeste da Bolívia, sudeste do Peru e em uma pequena área do sudoeste do Brasil, como a cidade gaúcha de Uruguaiana, por exemplo.

O eclipse poderá ser visto também em partes da Antártica e na parte sul dos oceanos Pacífico e Atlântico, afirma a Nasa.

A boa notícia é que muitos terão a opção de poder acompanhar na página do Observatório Nacional, no Youtube. Portanto, fica essa dica para os moradores de Joinville e demais cidades do Norte de Santa Catarina.


Duração do eclipse
O ápice do eclipse no sábado tende a ser ao pôr do sol, mais precisamente, às 17h41, seguindo o horário de Brasília. A estimativa de duração aponta para quatro horas, ao todo, indo desde às 16h20 até 19h40, ainda segundo o horário de Brasília.

Outros eclipses no Brasil
O próximo eclipse deve ser no dia 16 de maio de 2022, mas dessa vez será lunar e total. Importante destacar que esse será totalmente visível no Brasil. Já o próximo eclipse solar deve acontecer no dia 25 de outubro, mas não deve ser visto por aqui.

Por Ciro Groh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo Protegido!